A OCLUSÃO – DTM refere-se ao estudo da função do sistema estomatognático de uma forma holística integrando a intercuspidação com as articulações têmporo-mandibulares e músculos mastigatórios. Estuda a forma de os dentes se relacionarem uns com os outros quando a boca está fechada e em movimento dinâmico e relaciona-a com o bem-estar muscular e das articulações dos maxilares (ATM – Articulações Temporo Mandibulares).
Quando a oclusão é normal, permite uma mastigação e fala adequadas. No entanto, problemas de oclusão podem ocorrer devido a desalinhamentos dentários, genética, hábitos orais, trauma facial, entre outros.
O tratamento pode variar, incluindo o uso de aparelhos ortodônticos, extração de dentes, cirurgia ortognática, entre outros. É importante manter uma boa higiene oral mas também consultas regulares ao dentista para garantir uma oclusão adequada e prevenir problemas de saúde oral.
É possível caracterizar a função oclusal através de Condilografia permitindo tratamentos conservadores, não cirúrgicos, para as disfunções têmporo-mandibulares.