ORTODONTIA

A ORTODONTIA é a especialidade da Medicina Dentária que se concentra no alinhamento dos dentes e na correção de problemas do oclusão através da modificação da posição dos dentes, suas relações e alteração do crescimento dos ossos da face. O objetivo da ortodontia é criar uma oclusão adequada para permitir uma mastigação eficiente respeitando o sistema estomatognático e um sorriso esteticamente agradável.

 

A ortodontia pode tratar uma variedade de problemas, como dentes tortos, desalinhamento da mandíbula, espaçamento excessivo ou apinhamento dos dentes. Esses problemas podem ser causados por uma variedade de fatores, incluindo genética, hábitos orais, trauma facial e perda de dentes. 

 

O tratamento ortodôntico pode incluir o uso de aparelhos dentários, que são dispositivos fixos ou removíveis usados para alinhar os dentes e corrigir problemas de mordida. Alguns dos tipos mais comuns de aparelhos dentários incluem aparelhos fixos, como brackets (metálicos ou estéticos) e arcos, e aparelhos removíveis, como alinhadores invisíveis. 

 

O tratamento ortodôntico geralmente é iniciado na adolescência, quando a dentição permanente está completa, mas pode ser iniciado em qualquer idade em função do diagnóstico de cada situação clínica, inclusivamente na infância através de ortodontia interceptiva para correcção do crescimento ósseo. Não há um limite de idade para a execução de tratamento ortodôntico. O tratamento precoce pode ajudar a prevenir problemas de alinhamento dos dentes e mordida, enquanto o tratamento adulto pode ajudar a corrigir problemas que ocorrem mais tarde ou que são potenciados pela evolução dos anteriores.